sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Indonésia: Autoridades judiciais marcam início do julgamento do governador cristão de Jacarta, acusado de blasfémia, para a próxima terça-feira

Numa altura em que é grande a agitação nas ruas da capital da Indonésia, com manifestações de milhares de pessoas exigindo a demissão e prisão do actual governador da cidade e outras em sinal contrário, em sua defesa, as autoridades judiciais anunciaram ontem o início do seu julgamento para a próxima terça-feira, dia 13 de Dezembro.

Basuki Tjahaja Purnama, conhecido como “Ahok”, vai ser julgado devido a blasfémia - por ter alegadamente insultado o islão -, acusação que tem feito correr imensa polémica, com uma hostilidade crescente oriunda essencialmente de sectores mais radicais da sociedade.

O juiz Dwiarso Budi Santiarto foi nomeado para julgar “Ahok” por causa das palavras proferidas em Setembro passado quando anunciava a sua recandidatura ao lugar de governador de Jacarta.
Então, terá citado um versículo do Alcorão para justificar a legitimidade de poder ser eleito também com os votos dos muçulmanos. Tal bastou, porém, para desencadear uma onda de protestos que já provocaram incidentes graves, nomeadamente em relação à comunidade cristã.

Ainda recentemente, no domingo dia 13 de Novembro, a explosão de uma bomba artesanal junto a uma igreja em Samarinda, província de Kalimantan, provocou a morte a uma criança de dois anos e ferimentos em outras três crianças, além de danos em diversos veículos ali estacionados.

Fonte: AIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...