sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Comissão da Verdade (Mentira) inclui uma pessoa viva, numa lista de mortos e desaparecidos! Dona Dirce, viva em Goiás, consta como morta em relatório


Com espanto e uma gargalhada, Dirce Machado da Silva, ex-filiada ao extinto Partido Comunista Brasileiro (PCB), recebe a notícia de que, apesar de ouvida pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) aparece citada em passagem do relatório entre os "mortos e desaparecidos" da época da ditadura militar.

O nome dela surge inadvertidamente no relatório da comissão no capítulo dedicado à Revolta de Trombas e Formoso, um movimento camponês ocorrido no norte de Goiás na década de 1950 e que teve seus participantes perseguidos durante a ditadura. "Este fantasma está com 80 anos", brinca dona Dirce ao receber a reportagem em sua casa, em Goiânia. Dirce diz que soube da pesquisa da CNV por meio da Comissão da Anistia e que teve dois contatos com a Comissão da Verdade. Gravou depoimento em vídeo. "Eu relatei tudo sobre Trombas", diz. "E mesmo assim deu nisso", terminando a frase com uma risada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...